sábado, 25 de agosto de 2012

The King of Fighters completa 18 anos. Relembre o melhor da série!

Hoje, dia 25 de agosto de 2012, a franquia The King of Fighters completa 18 anos de vida. Iniciada em 1994 pela SNK, a série começou como uma espécie de crossover de outros dois games da mesma empresa: Fatal Fury e Art of Fighting. Relembre com a gente alguns dos melhores momentos desta clássica franquia!

1994 – 2003


Em 1994, a SNK se surpreendeu com o sucesso alcançado pelo primeiro game da série. Grande parte deste sucesso se deve ao esquema de jogabilidade em times, que até então era inédito em um game de luta. The King of Fighters fez tanto sucesso que a SNK deixou de investir em Fatal Fury e Art of Fighting e passou a se dedicar exclusivamente ao novo game. Inicialmente planejado para os arcades, praticamente todos os games da série foram convertidos para outras plataformas, com destaque óbvio para o Neo Geo, console da própria SNK.

Para alegria dos fãs, por muito tempo a série foi anual, com um novo game saindo a cada ano, sempre trazendo novidades no elenco de personagens. Entre 95 e 97 a SNK tratou de dar uma profundidade ao game, acrescentando o primeiro arco narrativo com “A Saga de Orochi“.

Com a história finalizada, o game de 1998 foi uma espécie de especial que não continha história, mas contava com praticamente todos os personagens dos games anteriores, mesmo os que supostamente tinham morrido na trama.

Em 1999 um novo arco narrativo é desenvolvido, “As Crônicas NEST“. A nova trama apresenta diversos personagens novos, e um sistema de batalha que acrescenta um quarto lutador às equipes para ataques rápidos – os chamados Strikers. A inclusão dos Strikers foi outro conceito copiado em diversos outros games de luta, e até mesmo personagens de outras franquias – como Metal Slug – fizeram uma ponta como Strikers.

O novo arco de história foi desenvolvido até 2001, e no ano seguinte chegou às prateleiras um novo game que deixava a história de lado e apostava na pancadaria de personagens de diversos personagens que já haviam passado pelos títulos da série.

Em 2003 foi lançado o último KOF anual, que iniciou um novo arco narrativo – “Tales of Ash” – que acabou se perdendo na descontinuidade da trama. De lá para cá, os games da série abandonaram a nomenclatura anual e foram lançados com títulos numéricos, XI, XII e XIII.

Kio, Yori, a musa Mai Shiranui, Joe, Terry, Andy, Ryo, Rugal… Diversos foram os personagens que contribuíram com o sucesso da série The King of Fighters. Confira abaixo um vídeo que compila os vídeos de abertura dos primeiros 9 games da série. Nostalgia pura!



XI, XII e XIII


Com a queda na popularidade de seus games e uma situação financeira que vinha piorando nos últimos tempos, a SNK-Playmore (em 2001 a empresa já havia sido comprada pela Playmore) deixou de investir em games anuais e, em 2005, lançou The King of Fighters XI. O game foi o primeiro a utilizar a nova engine Atomiswave, mas a revolução mesmo aconteceu em 2009.

Neste ano, foi lançado The King of Fighters XII, com um visual incrível totalmente pintado à mão. Justamente por abandonar os sprites anteriores e refazer tudo do zero, o game levou bem mais tempo para ser finalizado. Por conta da imensa lacuna entre os títulos, novamente a história foi deixada de lado em prol da boa e velha pancadaria.

Já com boa parte do novo processo de desenvolvimento criado, a SNK-Playmore decidiu dar uma agilizada e lançou já em 2010 The King of Fighters XIII, game que enfim encerrava o arco narrativo iniciado em 2003. Inicialmente lançado apenas nos arcades japoneses, o game chegou aos consoles ocidentais em outubro do ano passado.

O game foi uma das boas surpresas do final de 2011, pois contava com gráficos incríveis no bom e velho estilo 2D, uma jogabilidade rápida e dinâmica e combos devastadores, além de reunir personagens que marcaram estes 18 anos da série.

Vale lembrar que fizemos uma análise completa do game na edição número 30 da revista Arkade!

Confira abaixo um trailer deste ótimo game:




Além destes títulos principais, o game também se aventurou pelo estilo 2.5D com os spin offs da série Maximum Impact e participou de crossovers na série SNK vs. Capcom.

Como tudo o que faz sucesso neste mundo, The King of Fighters foi transportado para outras mídias: entre cards e mangás, o destaque (positivo) vai para a série animada The King of Fighters: Another Day, lançada em 2006.

 Confira abaixo um trailer da animação:




Quem se interessou pode conferir a série integral no Youtube. São apenas 4 episódios, e é bem fácil de encontrá-los com legendas em português.

O game também ganhou um vergonhoso filme com atores de verdade. Mas ele é tão ruim que a gente recomenda que você não assista. Se for um masoquista quiser matar sua curiosidade, confira abaixo um
trailer do filme:



Sendo assim, a Arkade parabeniza a SNK por ter criado uma das mais dinâmicas e inovadoras séries de luta de todos os tempos! E que venha um The King of Fighters XIV, pois a indústria está carente de bons jogos de luta 2D, e nisso a franquia já mostrou que manda muito bem!

Se você quer parabenizar a franquia, declarar seu amor pela Mai Shiranui ou simplesmente falar mal do filme, o espaço dos comentários abaixo está à sua disposição!


Via: Arkade

Um comentário: