sábado, 14 de abril de 2012

Dicas para cuidar de seu video-game para ele durar mais tempo.

Nada de água
Nada como beber um suco geladinho para se refrescar! Mas faça isso longe do seu videogame. Líquidos são grandes inimigos de aparelhos eletrônicos e é melhor mantê-los longe dos consoles e controles. Se, mesmo assim, algo der errado, seque o aparelho com um pano imediatamente. Caso a água entre no equipamento, procure uma assistência técnica o quanto antes.
Parou? Desligue!
Quando parar de brincar, desligue o videogame. O PSP e o DS têm modo de repouso que é fácil de ativar. No DS, basta fechar o videogame. No PSP empurre a chave de liga/desliga rapidamente para cima e solte. Nos consoles maiores, se for parar por um longo tempo, salve o jogo e desligue tudo com calma.
De lá para cá
Se vai mudar seu videogame de lugar, tire os discos lá de dentro. Os leitores óticos são muito sensíveis e podem ser danificados. Além disso, os games também podem ser riscados. Já os modelos portáteis foram feitos para você levar de um lado para o outro, mas evite movimentos bruscos ou pancadas porque esses equipamentos não são indestrutíveis.

Cuidado com ele
Os consoles têm componentes eletrônicos sensíveis, que podem ser afetados pelo calor ou pela poeira.

Para impedir o aquecimento, modelos maiores têm ventiladores internos e aberturas que não devem ser bloqueadas. No PS3 eles ficam principalmente atrás e no Xbox 360 estão do lado e em cima. Já o Wii tem o ventilador principal embaixo, por isso é fundamental usar o estande que vem junto com ele para não deixar o videogame encostado na superfície.

Para evitar o acúmulo de poeira no console e no ambiente, passe um pano levemente úmido em tudo. E se for deixar o videogame desligado por muito tempo, guarde-o na caixa. 
Espante a preguiça
Dê uma geral no manual do equipamento para conferir informações sobre a voltagem do videogame, conexões e recomendações de uso, para ter certeza de que todos os seus aparelhos e ambiente estão corretos para o uso do aparelho e evitar problemas logo no começo da diversão.
Hora de guardar
O melhor jeito de guardar seu videogame é deixá-lo na caixa original.

Se não tiver mais a caixa, tente substituir por uma parecida. Já os discos devem ficar bem encaixados nas embalagens originais. Se precisar transportar muitos jogos, use caixas menores, como as de CDs, ou use porta-discos de boa qualidade, que permitam encaixar bem cada jogo.

Os cartuchos do DS e os UMDs do PSP, por sua vez, podem ser guardados nos estojos adequados ou nas caixas originais. 
De olho na tela
As telas dos videogames portáteis são muito sensíveis. O PSP fica desprotegido quando em movimento e, por isso, quando não estiver jogando é importante guardá-lo dentro de um estojo especial ou enrolado em algum material macio, como em um pano.

Já no caso do Nintendo DS, que fica fechado, não há problemas, mas  sua tela se desgasta com o toque da caneta. Para que ela dure mais, use uma película protetora de boa qualidade, que pode ser aplicada e substituída. O mesmo tipo de película está disponível para o PSP. 
Lembre-se!
  • Se deixar seu videogame cair e ele parar de funcionar, procure uma assistência técnica autorizada. Tentar abrir o equipamento e consertá-lo em casa é a pior opção, já que as peças, principalmente as telas, são extremamente sensíveis.
  • Compre acessórios e jogos oficiais passam por controles de qualidade e têm garantia, o que não acontece com os genéricos, que podem até estragar seu videogame.
  • Evite jogar por muito tempo seguido e descanse ao menos 15 minutos a cada hora de jogo. É importante descansar os olhos e os pulsos para evitar dores e lesões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário